Compartilhar com:

O Instituto Politécnica da Lunda Sul (IPLS) é uma instituição pública de ensino superior e de investigação científica adstrita a Universidade Lueji A’Nkonde.

O Instituto Politécnica da Lunda Sul, foi Criado em Agosto de 2003 por decreto executivo nº37/03 de 1 de Agosto de 2003 como Instituição de Ensino Superior Pública adstrita a Universidade Agostinho Neto com a designação de Escola Superior de Ciências e Tecnologias da Lunda Sul e entrou em funcionamento no ano de 2005 com 4 cursos nas áreas das Engenharias porem com o grau de Bacharel.

Com o do redimensionamento do Ensino Superior no País por Decreto Presidencial n.º 07/09, de 12 de Maio foram criadas as Regiões Académicas no qual a Província da Lunda Sul ficou enquadrada na IV Região Académica Adstrita a Universidade Lueji A’Nkonde que compreende as Províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Malange passando a ser designada por Escola Superior Politécnica da Lunda Sul .

Com base a este Decreto e em concelho de Direção da Reitoria da ULAN os Cursos da ESPLS transitaram de graus de Bacharelato para Licenciatura.

Deste mesmo Conselho de Direcção tendo em conta as necessidades da província foram incrementados mais cursos de Licenciatura nas áreas da Educação e Ciências Sociais e Humanas.

A luz da nova restruturação do subsistema do ensino superior passou a a ser designado por Instituto Politécnico da Lunda Sul.

Neste ano Académico de 2020/2021 o IPLS conta com um universo de 3900 estudantes. Para a gestão destes estudantes a Instituição conta com 67 turmas divididas em 3 períodos e distribuídos em 49 salas de aulas.