Orientações aos professores dos cursos
REGRAS BÁSICAS
- São válidas todas as propostas de cursos que tenham, essencialmente, uma componente prática, e que inicialmente requeiram um mínimo de recursos materiais, tendo em conta que o projeto se encontra na sua fase inicial.
- Os cursos serão modulares, sendo o módulo base de 30 horas, distribuídas por duas semanas (3 horas por dia). Nalguns casos poderá ser acordado entre o professor e os estudantes, com a autorização da Coordenação do projeto, a extensão do curso por quatro semanas (1,5 horas por dia), ou noutro formato a acordar. No entanto, poderão existir módulos com diferentes durações, nomeadamente 15 e 45 horas, tendo que ver com a especificidade das matérias envolvidas.
- Todos os cursos, terão, obrigatoriamente, uma sessão de uma hora em data, hora e local a designar, a ocorrer antes do início do respetivo curso, onde serão acordados todos os detalhes com ele relacionados, incluindo os horários.
- A quantidade de estudantes que poderão participar em cada curso poderá variar entre 10 e 16. Com menos de 10 estudantes, o curso não se realizará. O limite máximo de estudantes num mesmo curso é de 16. Não serão admitidas exceções a esta regra.
- Toda a equipa do projeto, incluindo os professores, deve participar ativamente na angariação de interessados em participarem nos cursos.
- Cada professor terá que elaborar o programa, o fasciculo de apoio, definir os critérios de avaliação e elaborar o folheto de divulgação de cada curso em que estiver envolvido.
- O professor, com base num formulário que lhe será fornecido, terá que proceder ao controlo da assiduidade de cada estudante, permanência nas aulas, participação nas avaliações contínuas e respetivos resultados.
- Todos os cursos terão uma certificação, a emitir pela Direção da ESPLS. Todos os estudantes que apresentem uma falta de assiduidade, superior a 20%, não terão acesso à emissão do respetivo certificado. No entanto, poderão assistir ao curso até ao seu final.