A longa evolução do objecto de estudo da pesquisa no ámbito da História tem vindo a inserir novas dimensões da realidad social, humana e cambiante. Esta dinámica mudou as bases e ferramentas epistemológicas da História como plataforma disciplinar.
E essas mudançãs colocam inumeros desafios tanto a investigação histórica quanto ao ensino de História. Assim sendo é pertinente actualizar as capacidades e competências a formar de acordo com os cenários de despenho profisional, nomedamente professor de História com perfil amplo.
O estudo da História deve tornar as pessoas mais críticas e ao mesmo tempo mais solidarias e participativas ,como cidadãos.Portanto o curso de Ensino de História na Escola Superior Politécnica de Lunda Sul assenta em três componentes:
- Área científica Principal: disciplinas nucleares, que constituem a base da formação em História,
- Área Metodológica: disciplinas metodológicas que fornecem as capacidades para a docência e a produção do conhecimento histórico mediante a investigação,
- Àrea de formação complementar: disciplinas que fornecem conhecimentos e valores que reforçãm o dominio do conhecimento pelo profissional da História e suas atitudes como cidadão.